Olá pessoal, sou o Filipe Névola, este blog foi muito ativo durante 2009 enquanto eu fazia universidade,
hoje em dia estou ativo no Twitter @FilipeNevola e voltando a escrever posts agora no meu perfil do Medium (29/05/2016).

[ 23/07/2009 ] 0

O que é o POSCOMP?

O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é um exame aplicado em todas as regiões do País. Em parceria com a Sociedade Peruana de Computação, desde 2006 o Exame passou a realizar-se no Peru. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

QUESTÕES RESOLVIDAS E EXPLICADAS DO POSCOMP!

O POSCOMP foi concebido para permitir que os candidatos a cursar Programas de Pós-Graduação em Computação possam participar dos processos seletivos em vários Programas no País, sem a necessidade de deslocamento para a sede de cada um dos Programas postulados pelo candidato, cumprindo assim um forte papel de inclusão social.

O candidato realiza a prova no local mais próximo de onde vive e o resultado de seu exame é enviado para todos Programas que participam do POSCOMP, podendo assim o candidato pleitear vaga em qualquer um dos programas de pós-graduação que participam do POSCOMP.

É importante salientar que a realização do exame não está vinculada à inscrição em algum Programa específico. O POSCOMP é uma prova independente e constitui apenas mais um dos critérios para seleção de candidatos pelas Instituições de Ensino que oferecem cursos de Pós-Graduação em Computação. As instruções sobre a inscrição e sobre o processo seletivo em cada Programa específico são disponibilizadas nas respectivas Instituições de Ensino, sem qualquer interferência da SBC.

O resultado do exame é informado aos Programas. Cada Programa está livre para utilizar os resultados dos exames da forma como melhor lhe convier. Os Programas podem, por exemplo, estabelecer a obrigatoriedade ou não quanto à realização da prova, usar todas as questões ou somente parte delas, ou atribuir pesos diferentes a questões específicas. Por esse motivo, a SBC não tem disponibilizado a colocação geral e individual dos candidatos, mas somente a pontuação individual.

Os Programas podem ainda, utilizar outros critérios para seleção dos candidatos, como cartas de recomendação, desempenho do aluno em sua graduação,  plano de trabalho proposto para a Pós-Graduação, publicação de trabalhos científicos, experiência profissional. O POSCOMP não configura, portanto, único critério para a seleção dos candidatos nos diversos programas de pós-graduação que utilizam o seu resultado.

Os candidatos que realizam o Exame têm acesso ao seu resultado, individualmente, bem como a indicação das questões certas e erradas, a média e o desvio padrão.

Novo Comentário