Olá pessoal, sou o Filipe Névola, este blog foi muito ativo durante 2009 enquanto eu fazia universidade,
hoje em dia estou ativo no Twitter @FilipeNevola e voltando a escrever posts agora no meu perfil do Medium (29/05/2016).

[ 15/10/2009 ] 0

Google Wave é mais seguro que e-mail

Google Wave, a plataforma de colaboração em tempo real da Google atualmente em fase beta é mais segura que o tradicional e-mail, afirma a empresa.

De acordo com Greg D’alesandre, gerente do Google Wave, essa segurança é produto da concentração da Google em enfrentar questões de privacidade e segurança. Pensando nisso o sistema está sendo construído já pensando nestas características, o que pode fazer o desenvolvimento ser mais lento, mas irá prover maior segurança a seus usuários.

Greg D’alesandre detalhou diversas características de segurança do Wave. As três principais características são:

Características para evitar falsificação

Wave tem vários níveis de segurança que são projetados para evitar a falsificação de e-mail. Spoofing, ou seja, quando você recebe um e-mail que afirma ser de uma pessoa ou empresa que você conhece, mas é na verdade de outra pessoa - um hacker na maioria dos casos.

"Você sabe que você está recebendo a onda da pessoa que está enviando a você e não nada foi alterado pelo caminho. Este é um problema muito presente nas tecnologias de comunicação atual - os dados podem ser alterados durante fluxo e você nunca irá saber", disse D’alesandre.

HTTPS ativado por padrão

Para uma camada adicional de segurança, todo o tráfego de onda é por padrão codificado via HTTPS, um protocolo para comunicações seguras.

Lista Branca

Usuários do Wave serão capazes de selecionar as pessoas que querem colaborar e colocá-los em uma lista branca de pessoas aprovadas. Somente aqueles que estão na lista terão a possibilidade de contatá-los através das ondas e todos os outros serão ignorados.

As duas primeiras características já estão em funcionamento e a terceira estará em breve.

Fonte: RWW

Novo Comentário